“Certo dia, Eliseu foi a Suném, onde uma mulher rica insistiu que ele fosse tomar uma refeição em sua casa. Depois disso, sempre que passava por ali, ele parava para uma refeição. De modo que ela disse ao marido: “Sei que esse homem que sempre vem aqui é um santo homem de Deus. Vamos construir lá em cima um quartinho de tijolos e colocar nele uma cama, uma mesa, uma cadeira e uma lamparina para ele. Assim, sempre que nos visitar ele poderá ocupá-lo”. Um dia, quando Eliseu chegou, subiu ao seu quarto e deitou-se. Ele mandou o seu servo Geazi chamar a sunamita. Então ele a chamou, e quando ela Eliseu mandou que Geazi dissesse a ela: “Você teve todo este trabalho por nossa causa. O que podemos fazer por você? Quer que eu interceda por você junto ao rei ou ao comandante do exército? ” Ela respondeu: “Estou bem entre minha própria gente”. Mais tarde Eliseu perguntou a Geazi: “O que se pode fazer por ela? ” Ele respondeu: “Bem, ela não tem filhos, e seu marido é idoso”. Então Eliseu mandou chamá-la de novo. Geazi a chamou, e ela veio até a porta. E ele disse: “Por volta desta época, no ano que vem, você estará com um filho nos braços”. Ela contestou: “Não, meu senhor. Não iludas a tua serva, ó homem de Deus! ” Mas, como Eliseu lhe dissera, a mulher engravidou e, no ano seguinte, por volta daquela mesma época, deu à luz um filho.
O menino cresceu e, certo dia, foi encontrar seu pai, que estava com os ceifeiros. De repente, ele começou a chamar o pai, gritando: “Ai, minha cabeça! Ai, minha cabeça! ” Então o pai disse a um servo: “Leve-o para a mãe dele”. O servo o pegou e o levou à mãe, o menino ficou no colo dela até o meio-dia, quando morreu. Ela subiu ao quarto do homem de Deus, deitou o menino na cama, saiu e fechou a porta. Ela chamou o marido e disse: “Preciso de um servo e uma jumenta para ir falar com o homem de Deus. Vou e volto depressa”. Ele perguntou: “Mas, por que hoje? Não é lua nova nem sábado! ” Ela respondeu: “Não se preocupe”. Ela mandou selar a jumenta, e disse ao servo: “Vamos rápido, só pare quando eu mandar”. Assim ela partiu para encontrar-se com o homem de Deus no monte Carmelo. Quando ele a viu a distância, disse a seu servo Geazi: “Olhe! É a sunamita!
Corra ao encontro dela e lhe pergunte: ‘Está tudo bem com você? Tudo bem com seu marido? E com seu filho? ’ ” Ela respondeu a Geazi: “Está tudo bem”. Ao encontrar o homem de Deus no monte, ela se abraçou aos seus pés. Geazi veio para afastá-la, mas o homem de Deus lhe disse: “Deixe-a em paz! Ela está muito angustiada, mas o Senhor nada me revelou e escondeu de mim a razão de sua angústia”. E disse a mulher: “Acaso eu te pedi um filho, meu senhor? Não te disse para não me dar falsas esperanças? ”
Então Eliseu disse a Geazi: “Ponha a capa por dentro do cinto, pegue o meu cajado e corra. Se você encontrar alguém, não o cumprimente e, se alguém o cumprimentar, não responda. Quando lá chegar, ponha o meu cajado sobre o rosto do menino”.
Mas a mãe do menino disse: “Juro pelo nome do Senhor e por tua vida que, se ficares, não irei”. Então ele foi com ela. Geazi chegou primeiro e pôs o cajado sobre o rosto do menino, mas ele não falou nem reagiu. Então Geazi voltou para encontrar-se com Eliseu e lhe disse: “O menino não voltou a si”. Quando Eliseu chegou à casa, lá estava o menino, morto, estendido na cama. Ele entrou, fechou a porta e orou ao Senhor.
Então, deitou-se sobre o menino, boca a boca, olhos com olhos, mãos com mãos. Enquanto se debruçava sobre ele, o corpo do menino foi se aquecendo. Eliseu levantou-se e começou a andar pelo quarto; depois subiu na cama e debruçou-se mais uma vez sobre ele. O menino espirrou sete vezes e abriu os olhos. Eliseu chamou Geazi e o mandou chamar a sunamita. E ele obedeceu. Quando ela chegou, Eliseu disse: “Pegue seu filho”. Ela entrou, prostrou-se a seus pés, curvando-se até o chão. Então pegou o filho e saiu.
2 Reis 4:8-37
INTRODUÇÃO:
- – A minha pergunta para você é vai tudo bem com você e sua família?
- – Quero refletir com vocês sobre essa mulher que valoriza um homem deDeus, ela sabe honrar os pastores, ela ama o Reino de Deus. Essa mulher revela a grandeza dela no Vs. 13
Quer que eu interceda por você junto ao rei ou ao comandante do exército? ” Ela respondeu: “Estou bem entre minha própria gente”.
Se você me perguntar se está tudo bem comigo, vou te responder, está tudo bem sim, mas…
Nunca está tudo 100% bem com a gente.
Essa mulher não tinha filho, ela é considerada pela sociedade da época uma pessoa maldita.
1. ESSA MULHER DECIDIU SER FELIZ.
Ela deixa bem claro que conseguiu superar o que não tem. – mesmo sem poder ter filhos ela decide ser feliz. Eliseu mandou que Geazi dissesse a ela: “Você teve todo este trabalho por nossa causa. O que podemos fazer por você? Quer que eu interceda por você junto ao rei ou ao comandante do exército? ” Ela respondeu: “Estou bem entre minha própria gente”.
2 Reis 4:13
– Esse texto nos mostra que temos que conhecer a teologia do sofrimento?
O que podemos fazer por você?
– Se não aprendermos a viver com o sofrimento, não vamos saber viver com a alegria.
A ) Sofremos por causa do pecado.
B) Sofremos por causa das escolhas de outras pessoas.
Pessoas tomam decisões que afetam a gente.
C) Sofremos muitas vezes porque Deus quis que sofrêssemos.
Muitas vezes o plano de Deus por nós passa por um caminho de dor.
- ESSA MULHER VENCEU!
- O QUE ESSA MULHER NÃO FEZ PARA VENCER!
- A) Ela não fez piorar.
- B) Ela não se entregou a dor.
- C) Essa mulher deve ter chorado, mas foi buscar Deus.
- D) Essa mulher não foi procurar culpados pela morte do filho. (marido, profeta…)
- E) Essa mulher não ficou amargurada dizendo Deus me abandonou.
- F) Essa mulher não perdeu a esperança.Como está você, como está sua família?
Essa mulher mesmo sofrendo diz vai tudo bem!
– Por que você acha que coisas ruins não podem acontecer contigo?
CINCO COISAS QUE ESSA MULHER FEZ , CINCO COISAS QUE TODOS NÓS TEMOS QUE FAZER AO ENFRENTAR PROBLEMAS, DIFICULDADES E CRISES.
1. REAGIR.
– Na hora da crise decida reagir, está dentro de você a capacidade divina para reagir.
2. FAÇA UM PLANO.
Tenha um plano para os momentos que as coisas ficarem difícil.
“Ela subiu ao quarto do homem de Deus, deitou o menino na cama, saiu e fechou a porta.”
2 Reis 4:21
“Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.”
Romanos 6:23
“pois a vocês foi dado o privilégio de, não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por ele,”
Filipenses 1:29
“‘Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece’.”
Jeremias 33:3
3. OLHOU PARA DEUS.
- – Tire o olho do problema e olhe para Deus.
- – Ela foi ao profeta que representava Deus. –
- – Faça como Jacó:Se olharmos somente para os problemas não venceremos, precisamos ir até Deus!.
NÓS SOMOS AQUILO QUE OLHAMOS
Se você só olhar para os problemas você será um problema, se você olhar só para as trevas sua vida será escura, se você olhar para luz será iluminado, se você olhar para Deus saberá que não está sozinho.
A pergunta do profeta para mulher serve para nós hoje, Deus está nos perguntando o que posso fazer por você?
4. PROCUROU AJUDA.
- Procure alguém que pode te ajudar.
- Não fique sozinho.Procure ajuda e ajude quem precisa de ajuda.
5. ORE.
Ore pela sua família, ore pela porta de emprego, ore pela paz na sua casa, ore, ore, ore…
“Então o homem disse: “Deixe-me ir, pois o dia já desponta”. Mas Jacó lhe respondeu: “Não te deixarei ir, a não ser que me abençoes”.”
Gênesis 32:26
“O que podemos fazer por você? Quer que eu interceda por você junto ao rei ou ao comandante do exército.”
2 Reis 4:13
“Assim ela partiu para encontrar-se com o homem de Deus no monte Carmelo. Quando ele a viu a distância, disse a seu servo Geazi: “Olhe! É a sunamita!”
2 Reis 4:25
“Clamei pelo teu nome, Senhor, das profundezas da cova. Tu ouviste o meu clamor: “Não feches os teus ouvidos aos meus gritos de socorro”.”
Lamentações 3:55,56
“Clamo a ti, Senhor; vem depressa! Escuta a minha voz quando clamo a ti. Seja a minha oração como incenso diante de ti, e o levantar das minhas mãos, como a oferta da tarde.”
Salmos 141:1,2
CONCLUSÃO:
“Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.”
João 16:33
DECIDA REAGIR.
FAÇA UM PLANO.
OLHE PARA CIMA QUE VOCÊ VAI VER O SENHOR JESUS.
PROCURE AJUDA.
ORE PELO IMPOSSÍVEL.